quarta-feira, 20 de junho de 2012

Educadores avaliam ações da Educação Integral em Camocim

São 1.238 alunos beneficiados

No último dia 19 de junho, professores, diretores e coordenadores de escolas da Rede Pública Municipal de Ensino e demais profissionais da educação, estiveram reunidos na Escola de Ensino Profissionalizante Monsenhor Expedito da Silveira para discutirem e avaliarem a educação integral em Camocim, que é desenvolvida através do Projeto Integrar e do Programa Mais Educação, do Governo Federal. Uma mesa de debates com profissionais que executam a educação integral no município marcou o inicio das atividades do encontro. Os debatedores fizeram uma exposição sobre as contribuições do Projeto Integrar e do Programa Mais Educação e responderam alguns questionamentos do público formado por educadores.
O Secretário de Educação, professor Fábio Sipaúba, dentre vários aspectos positivos deste sistema educacional, destacou a importância da intersetorialidade da gestão pública e a responsabilidade que a sociedade tem com a educação do aluno, formando territórios educacionais. “Na escola de tempo integral, muitos alunos já são atendidos pelos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Saúde. Não é só a escola que é responsável pela a educação do aluno, mas a cidade inteira. A educação integral tem que ser uma politica de Governo e não apenas uma politica de gestão”, destacou.
Alunos da EEF Deputado Murilo Rocha 
Ao todo são 1.238 alunos atendidos em tempo integral e está previsto para o mês de agosto o funcionamento de mais três escolas: a Escola São Francisco, na Sede do município; a Escola José Rodrigues Alexandrino, na Comunidade Pedra Branca e a Escola Francisco Benedito dos Santos, na Comunidade Buriti. Os alunos de tempo integral, além de terem todos os conteúdos das escolas regulares, participam de oficinas de canto e coral, aulas de capoeira, banda fanfarra, apoio pedagógico em português e matemática, produzem jornal escolar, trabalham com horta escolar, teatro e dança. Durante o encontro foram formados grupos de trabalhos que discutiram temas como educação integral e letramento, educação integral e matemática, intersetorialidade, alimentação escolar e gestão de recursos financeiros da escola.
O prefeito Chico Vaulino, que participou do encerramento das atividades, acredita que a educação integral é a solução para os vários problemas da sociedade, “Por isso que a Administração Camocim é do Povo tem investido neste sistema”, disse ao blog, o chefe do Executivo. O prefeito aproveitou a ocasião e anunciou a construção de mais duas creches de tempo Integral do Projeto Brasil Carinhoso, do Governo Federal, com previsão de inicio das obras ainda para este ano. Parabenizou os idealizadores do evento e agradeceu os profissionais que contribuem com o desenvolvimento da educação no município.
Para dar continuidade no aprimoramento do Sistema de Educação Integral em Camocim, a Secretaria Municipal de Educação realizará no segundo semestre o I Seminário de Educação Integral, tendo como base todas as discussões deste encontro de avaliação. O evento será aberto para a população e a Secretaria estima a participação de 500 a 600 pessoas que terão como objetivo conhecer o sistema e, a partir daí, contribuir com o enriquecimento educacional de Camocim.


Carlos Jardel 
Fotos: Francilucio Oliveira

1 Comentário:

Anônimo disse...

É assim que se administra uma cidade com responsabilidade e coerência. São mais de sete anos de melhorias e obras importantes na cidade. E vem muito mais por aí. Ao contrário dos opositores que realizam uma campanha sistemática de falar mal de Camocim na mídia comprada com o objetivo único de tomar o poder para voltarem aos cofres públicos.
Ainda bem que o povo não se ilude mais com essas "turmas", verdadeiras quadrilhas de nomes sujos no TCM, que se formam antes das eleições, ainda em Fortaleza e vem pra cá mentir pro povo.
Parabéns prefeito. Pela honestidade e pelo desprezo que vc dá a esses quadrilheiros.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo