quarta-feira, 11 de abril de 2012

Semana de mobilização para atualizar cartão de vacina da família

"Durante a semana de 14 a 27 a população será vacinada contra difteria e tétano, além da hepatite B e outras doenças".
O dia “D” da Semana Mundial de Imunizações é 14 de abril, próximo sábado, mas as famílias terão uma semana inteira para nos postos de saúde atualizarem os cartões de vacinas. A mobilização da Secretaria da Saúde do Estado e das secretarias municipais de saúde, desencadeada pelo Ministério da Saúde, vai até o dia 27 deste mês, com o slogan “Por mim, por você, vacine-se!”. A ideia é atrair para os postos de vacinação toda a família, incluindo crianças, jovens e adultos. Assim, deixar os cartões de vacinação atualizados e a família toda protegida contra diferentes doenças.
Na maioria das vacinas, o Ceará atinge coberturas vacinais superiores as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A BCG, que protege contra a tuberculose, em 2011 alcançou cobertura de 101,97% enquanto a meta era de 95%. No caso da tríplice viral (difteria, tétato e coqueluche) a cobertura é ainda maior: 107,38%. Esse índice supera a meta de 95%. Contra a paralisia infantil, o Ceará chegou a vacinar 96,99% no ano passado, ultrapassando a meta de 95% de imunização em crianças com até cinco anos.
Entre as vacinas que precisam ser reforçadas na semana de mobilização para elevar a cobertura, estão a vacina contra hepatite B. Na faixa etária de jovens entre 20 e 24 anos de idade a cobertura vacinal em 2011 ficou em 40%, abaixo da meta de 95%. Os jovens são um dos públicos alvos da semana de mobilização. Ainda não têm o hábito de ir aos postos para proteger à saúde através de vacinas. Durante a semana de 14 a 27 terão a oportunidade de serem vacinados contra difteria e tétano, além da hepatite B e outras doenças.


Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo