quinta-feira, 1 de março de 2012

Selo UNICEF Edição 2009 - 2012 na reta final

Não há dúvidas de que os municípios que participam da iniciativa Selo UNICEF Município Aprovado saem vitoriosos: independente de receberem a certificação ou não, o processo de participação em uma edição é tão rico e tão intenso que deixa aprendizados na população – adulta e infanto-juvenil - e nos gestores, e reflete na política pública destinada a crianças e adolescentes.
O Selo UNICEF Município Aprovado tem como objetivo mobilizar os gestores municipais, técnicos, crianças, adolescentes e outros setores da sociedade em torno dos direitos humanos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, contribuindo para a implementação de políticas públicas voltadas para a população infanto-juvenil. Além de mobilizar, o Selo prevê atividades de capacitação, comunicação, monitoramento, avaliação de indicadores sociais e o reconhecimento público dos municípios que mais se destacam na garantia de direitos humanos das crianças e adolescentes.
Após três anos do lançamento da atual edição, estamos nos aproximando da reta final da Edição 2009 - 2012. Ao longo desse caminho - marcado por conquistas, superações, desafios, aprendizados – alguns municípios não seguiram na competição. Entre essas razões está a não realização de requisitos da metodologia do Selo, a exemplo do 1º Fórum e da solicitação de visita do mediador para o 2º Fórum – a ser realizado ainda este semestre.
O Semiárido Brasileiro (SAB) iniciou esta edição com 1266 municípios inscritos, dos quais 1028 realizaram o 1º Fórum e continuaram na disputa. Destes, 855 solicitaram a presença do mediador do Selo para o 2º Fórum, ou seja, continuam concorrendo ao Selo.
Até o final deste ano o projeto ainda vai gerar muito movimento nos municípios e para os organizadores. E lembramos que o trabalho dos municípios não se encerra a cada edição e muito menos com a certificação. Ao contrário: vencer uma edição do Selo UNICEF reforça nos municípios a necessidade de continuar trabalhando para que cada um de seus meninos e meninas vivam com plenitude e dignidade, tendo seus direitos respeitados e efetivados.


1 Comentário:

Anônimo disse...

Acho que durante sesses ultimos anos Camocim chegou muito perto de obter esse Selo Unicef. Não é fácil conseguir por uma serie de fatores que muitas vezes independem da vontade dos responsáveis. Mas, acredito que esse ano a cidade será contemplada pelo excelente trabalho desenvolvido pelos responsáveis pelo Selo na cidade. Tomara. Até porque em ano de política esse tipo de premiação também influi na cabeça do eleitor.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo