sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Melhorias na área da saúde em Camocim

Camocim é um dos municípios do litoral Oeste do Ceará que mais cresceu na área de saúde nos últimos 07 anos. Houve um aumento significativo do número de equipes de Saúde da Família - ESF ampliando a cobertura para quase 90% da população, com 16 ESF, além das 14 Equipes de Saúde Bucal e 01 Equipe multidisciplinar do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família formada por fisioterapeutas, fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga e terapeuta ocupacional.
Recentemente o município aderiu ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade- PMAQ, estratégia do Ministério da Saúde para assegurar a população uma melhoria no acesso e na qualidade dos serviços a serem ofertados. O PMAQ envolve ações de monitoramento e avaliação da atenção básica, que será atrelado a um incentivo financeiro repassado por equipe conforme o desempenho das mesmas, que poderá dobrar o valor mensal por equipe.
Com o objetivo de melhorar a atenção à saúde das crianças e adolescentes o município realizou a adesão ao PSE – Programa de Saúde da Escola que aproveita o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania através de ações de saúde que prevê a avaliação de saúde dos escolares e ações de educação em saúde. Para a implantação e desenvolvimento das ações o Ministério da Saúde repassará recursos financeiros.
O município também aderiu ao PROVAB – Programa de Valorização da Atenção Básica, que é um programa do Ministério da Saúde que oferta vagas para médicos, enfermeiros e dentistas e que facilitará o acesso dos profissionais de todo o país para atuarem em Camocim. Como incentivo o Governo Federal financiará os Núcleos de Teles saúde onde estes profissionais estarão atuando.
Para melhoria da infraestrutura e requalificação das Unidades Básicas de Saúde o município encaminhou projeto de reforma das unidades dos bairros da Praia, Rodagem do Lago e Apossados, que ofertarão a população Unidades de Saúde amplas e humanizadas.
Na atenção especializada, o município de Camocim foi beneficiado com 01 Unidade de Pronto-atendimento – UPA Porte I, como forma de qualificar a atenção as urgências/emergências e fará parte do SAMU Norte na região de Camocim.
E para ampliar o acesso da população a atendimentos hospitalares de qualidade, encontra-se em fase de conclusão as obras de construção do Hospital Municipal que contará com uma estrutura adequada para prestar serviços ambulatoriais e hospitalares.

Carlos Jardel- com informações da SMS

1 Comentário:

Anônimo disse...

Não dá nem pra comparar a saúde pública de Camocim nos dias de hoje com a falta de compromisso do passado. Parabéns mais uma vez aos responsáveis pela saúde do município por manter todos os postos de saude funcionando. As equipes do PSF continuam visitando pacientes necessitados em casa regularmente. Enfim, a saúde pública melhorou em todos os sentidos.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo