sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Camocim vai receber do Governo Federal uma Unidade de Pronto Atendimento

UPA em Maranguape
O Estado do Ceará receberá mais 16 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além das 32 já em construção ou liberadas pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o Ceará conta com 48 unidades.
A instalação das novas UPAs foi informada pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, durante reunião na manhã desta quinta-feira (26) com o técnico da coordenadoria de urgência e emergência da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Luis Henrique Branquinho, prefeitos e secretários de saúde dos municípios onde ficarão as novas unidades. Outras UPAs ainda podem vir para o Ceará. Segundo destacou Arruda Bastos na reunião, “a articulação e sensibilização junto ao Ministério da Saúde será mantida para outros municípios que tenham menos de 50 mil habitantes e não participem de consórcios de UPAs”.
Na reunião foram definidos os municípios que vão receber as 16 UPAs: Acaraú, Acopiara, Boa Viagem, Camocim, Crato, Fortaleza, Granja, Icó, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Pacatuba, Tianguá, Trairi. Em Tianguá, a UPA será instalada através de consórcio público com o município de Viçosa do Ceará. Lá, a nova unidade terá porte 2, com 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. No Crato, o porte da UPA também será tipo 2. Nos outros municípios, com exceção da capital, A UPA terá porte 1, realizando de 50 a 150 atendimentos por dia.
Na capital, a gestão municipal analisa se o porte das três novas UPAs será tipo 2 ou 3. Nas UPAs porte 3 há de 13 a 20 leitos e são feitos até 450 atendimentos por dia. Em Fortaleza, além dessas três novas unidades, o governo do Estado e o Ministério da Saúde já construíram quatro UPAs 24 horas. Dessas, duas são tipo 2 e duas tipo 3. Estão com as instalações já prontas e sendo equipadas para inauguração. Ficam localizadas nos bairros Praia do Futuro, Canindezinho, Henrique Jorge e Coaçu.
As UPAs 24 horas, como o próprio nome sugere, ficam abertas às 24 horas do dia até mesmo nos finais de semana e feriados. São 24 horas também porque nelas os pacientes podem ficar em observação até 24 horas. Nas UPAs os médicos prestam socorro em casos de urgência, com apoio do serviço de raio x, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma.

3 Comentários:

Francis Dalva disse...

Tomara que venha essa UPA e funcione. A Policlínica está aí linda, com modernas instalações, mas ainda sem pessoal pra funcionar como deveria. O Hospital Municipal está em andamento e certamente vai demorar pra funcionar. Resumindo: continuamos dependendo das ambulâncias para Sobral, porque uma cidade do porte de Camocim ainda não tem uma emergência. Esse tipo de promessa é que ilude o eleitor.

Anônimo disse...

Porque será que todas essas obras vem pra Camocim nos ultimos anos? Porque os Governos Federal e Estadual, que não são mais bobos, sabem que agora a Prefeitura cumpre seus compromissos. Antigamente essas obras até vinham, mas nunca foram concluidas por conta da enorme burocracia, pela ineficiência dos gestores e, claro, desvio de verbas.
Parabéns a essa administração, pela responsabilidade com a coisa pública. É importante que todas essas obras funcionem... Ainda hoje esperamos pelo Matadouro, o Porto, o Aeroporto, a Policlínica... O "consolo" é que essas obras estão aí quase prontas pra funcionar ao contrário da Marilago e da urbanização da Lagoa das Thyerres que jamais foram concluídas.

Janaína Ferreira da Silva disse...

NO DIA 09/02/12 OS PEQUENINOS DA ESCOLA EMÍLIA PESSOA VERAS ESTARÃO FAZENDO A ABERTURA AO LANÇAMENTO OFICIAL DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL,SERÁ EM FORTALEZA NO HOTEL OÁSIS. TRATA-SE DE UMA APRESENTAÇÃO TEATRAL COM O TÍTULO : "UMA HISTÓRIA DE AMOSCA", DA 4ª COLEÇÃO DE LITERATURA INFANTIL PAIC PROSA E POESIA, ONDE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO ELEMENTO IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS!! PARABÉNS AO NÚCLEO GESTOR E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO,A PREFEITURA E A COMUNIDADE PELO SEU APOIO DIRETO OU INDIRETO À ESCOLA EMÍLIA PESSOA VERAS, QUE VEM DESENVOLVENDO UM BELÍSSIMO TRABALHO COM OS PEQUENINOS CIDADÃOS CAMOCINENSES!!!

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo