quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SMDS desenvolve projeto de preservação do caranguejo

A Prefeitura de Camocim através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, com parceria do Sindicato dos Pescadores Artesanais de Camocim, desenvolve o Projeto de Preservação do Caranguejo Uça que, segundo o engenheiro de pesca, Leonel Ferreira, está estruturado em 07 seções de organização, direcionadas aos catadores de caranguejo e os estabelecimentos de venda deste produto (barracas e restaurantes), “a primeira seção é constituída pelo referencial teórico, que focaliza a abordagem da ciência sociológica, as características dos grupos e as formas de organização social. A segunda seção caracteriza o município e o ecossistema manguezal e aborda o crustáceo caranguejo, contemplando aspectos de sua morfologia, biologia, ecologia e ambientais. A terceira seção caracteriza a atividade de catação. A quarta seção caracteriza os atores sociais envolvidos na cadeia de produção e comercialização do caranguejo. A quinta seção aborda as políticas públicas do Governo Federal dos estados e dos municípios, para os atores da atividade, focalizando os direitos sociais e previdenciários previstos na legislação vigente. A sexta é a realização de palestras e oficinas nas escolas municipais, estaduais e particulares sobre a importância desta espécie, na economia e no meio ambiente do município. A sétima e última seção aborda uma alternativa dentro da maricultura como fonte de emprego e renda”, disse o engenheiro de pesca.
Todos os anos os estabelecimentos que comercializam o caranguejo fazem a declaração de estoques do crustáceo junto ao IBAMA, no período de defeso que são nos meses de janeiro, fevereiro e março, sendo 10 dias de defeso em cada mês, no total de 30 dias. Em Janeiro, este período acontece do dia 10 ao dia 15e entre os dias 24 a 29.

Carlos Jardel- com informações de Leonel Ferreira da SMDS

1 Comentário:

Chá de Burro disse...

Difícil é convencer ao pobre ignorante e até a muitos letrados, que as fêmeas e caranguejos pequenos devem ser preservadas...

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo