terça-feira, 18 de outubro de 2011

Estaleiro do Ceará será de grande porte, diz Cid

" Especulações a respeito de qual município será escolhido para receber o empreendimento também se espalharam, citando Camocim como uma delas".
Negociado entre a prefeita Luizianne Lins e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva há um ano e quatro meses, o novo estaleiro que pode ser instalado no Ceará construirá embarcações de grande porte, segundo deseja o governador Cid Gomes. O equipamento deve vir em substituição ao Promar Ceará, de porte médio, que tinha instalação prevista para Fortaleza.
Presente à abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ontem pela manhã no Sebrae-CE, ele ainda revelou que a intenção é de participar do leilão para produção de novos navios, realizado pela subsidiária da Petrobras para o segmento, já em 2012.
"Isso é uma grande oportunidade, acredito, pois só de encomenda da Transpetro nos próximos anos nós vamos ter aí cerca de 150 navios", argumentou, ressaltando a indústria naval como uma "indústria de seguro garantido" no investimento.
O assunto tomou maior evidência na semana passada, depois de Cid ter se reunido, em Fortaleza, com o presidente da subsidiária, Sergio Machado, que entregou um estudo ao governador. A partir disso, especulações a respeito de qual município será escolhido para receber o empreendimento também se espalharam, citando Camocim como uma delas.
A escolha do local
Sobre isso, o governador preferiu manter o silêncio. "Eu não sei se vale a pena a gente dizer por que isso é uma coisa iminentemente técnica. Na hora que você divulga, começa a haver umas intromissões de outras ordens que acabam prejudicando a técnica e a equilibrada escolha de algum local", justificou.
Segundo contou, dez municípios do litoral cearense foram cogitados pelo Governo do Estado e a Transpetro para receber o empreendimento, número que, depois de análise mais detalhada, diminuiu para cinco.
Nestes, Cid disse estar em curso um estudo a respeito da infraestrutura necessária para suportar o estaleiro, pois "cada uma das cidades terá um volume de investimentos necessários para implantar o projeto. Então, será visto qual vai ser o mais viável, o mais econômico, o mais sustentável" para escolher, enfim, o lugar.
Longe de Fortaleza
Após a polêmica rejeição ao estaleiro Promar Ceará, cogitado para a praia do Titanzinho, em Fortaleza, Cid Gomes enfatizou que nenhum dos lugares, nem mesmo os dez primeiros escalados, eram próximos da Capital do Estado. "Todos são fora de Fortaleza para não termos mais decepções", disse.
Na época, Governo e Prefeitura entraram em conflito sobre os impactos do empreendimento sobre a comunidade e o meio ambiente da praia fortalezense, o que acabou por impedir a instalação do Promar em terras cearenses.
Atração de investidores
Paralelo ao estudo em curso, o governador admitiu também estar promovendo o Estado fora e dentro do País. Ele garantiu estar divulgando "a empreendedores nacionais e internacionais que o Ceará tem condição e está disposto a instalar e a apoiar a iniciativa privada para basear, aqui, um estaleiro".


ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
REPÓRTER
FONTE: Diário do Nordeste 

1 Comentário:

Fernando Veras disse...

Um estaleiro em Camocim. Onde seria exatamente? Que obras de infraestrutura deverão ser feitas para se abrigar um empreendimento desse porte? Onde todos esses empregados iriam morar? Os aluguéis triplicariam e os pobres daqui iriam sofrer pra continuar aqui. Enfim, precisamos mesmo de um estaleiro? Com 10% desse investimento no turismo, a cidade que tem tudo pra ser um ponto turístico de sucesso, ganharia mais e a natureza agradeceria. Esse tipo de assunto delirante sempre aparece quando chega próximo das eleições. Imagino quantos "pais" terá esse estaleiro...

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo