quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Camocineses comemoram os 189 anos da Independencia do Brasil

"O forte apelo para os cuidados com o meio ambiente, a erradicação do trabalho infantil, o fortalecimento da cultura de paz e as relações étnicas-raciais foram temas de destaque durante todo o desfile". 
 Os representantes do Poder Executivo e do Legislativo, juntamente com autoridades militares, professores, funcionários das escolas, alunos do município e comunidade em geral, na manhã de 07 de setembro em frente ao Paço Municipal, se revestiram do ardor cívico e sob os matinais raios fúlgidos do sol da liberdade que, no céu da pátria iluminava e aquecia os filhos deste solo, com os olhares atentos para o Pavilhão Nacional que, aos poucos era hasteado ao som do hino brasileiro executado pela Banda Lira, sob a regência do maestro Miguel, que com maestria emocionava os presentes fazendo com que os olhos dos cidadãos camocinenses brilhassem ao ver a bandeiras de nosso país,do nosso estado e do nosso município tremularem no alto e assim sentirem no peito o prazer de ser brasileiro.
A Secretaria Municipal de Educação, abrindo o desfile cívico, prestou homenagem ao saudoso Professor Augusto Júnior. Os funcionários desfilaram com blusas coloridas que representavam a liberdade de cores, raças, credos e posição social. As camisas traziam a foto do professor Augusto Júnior e uma frase proferida por ele, “Ser diferente é ter a coragem de pagar o preço”.
A criatividade das escolas da rede de ensino público municipal embelezou o desfile cívico em comemoração aos 189 anos da independência do Brasil. O convite para a vivência de práticas de cumprimento a cidadania estava estampado nos trajes, faixas e cartazes que alunos e professores carregavam. O forte apelo para os cuidados com o meio ambiente, a erradicação do trabalho infantil, o fortalecimento da cultura de paz e as relações étnicas-raciais foram temas de destaque durante todo o desfile.
Os Militares, como de costume, foram os últimos a desfilar, sendo aguardados por centenas de pessoas que interagiram durante todo o evento.
Na ordem, a Marinha do Brasil representada em nosso município pela Agência da Capitania dos Portos fez algo diferente, desfilou com um efetivo da Escola de Aprendizes de Marinheiros do Ceará, fato que chamou a atenção dos presentes, pois geralmente desfilam apenas com representações e as viaturas da Capitania dos Portos e este ano mais de 50 grumetes desfilaram, abrilhantando ainda mais o desfile de Camocim. Seguido pelo grupo de Escoteiros e pelo Tiro de Guerra que trouxe a Bandeira do Brasil conduzida por um atirador em um cavalo. A Policia Militar encerrou o desfile, fazendo uma demonstração dos trabalhos de abordagem da Força Tática nos veículos moto e carro.

Veja mais fotos dos desfiles AQUI

Texto: Carlos Jardel e Aglaís Felipe
Fotos: Denilson Siqueira

2 Comentários:

Chá de Burro disse...

Legal o esforço que algumas escolas fazem em prol do meio ambiente. Na prática, após o desfile a cidade parecia uma lixeira de tanto lixo jogado fora pelos próprios estudantes e familiares. E a limpeza efetiva e permanente do Lago Seco? Só pode ser por falta de quem coordene que não foi feita ainda. Alô prefeito: dê a ordem e libere uns dez funcionários da limpeza para esse serviço e mais uns dez pra ver se foi limpo mesmo. Aproveite e exija dos baraqueiros que estão ali de graça a limparem suas respectivas áreas sob pena de perderem o ponto. Coloquem também umas placas educativas. O povo agradece.

Justiça disse...

Parabéna atodas as escolas q se empenharam em abrilhantar este dia.Ah! Onde estão as fotos postadas da Escola Alba Maria?

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo