sexta-feira, 8 de julho de 2011

Campus avançado do IFCE iniciará atividades em Camocim

O campus avançado do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no município de Camocim iniciará suas atividades no segundo semestre de 2011. Já estão sendo feitos os últimos acabamentos para a entrega do prédio, situado na rua Dr. Raimundo Carlos, s/n - esquina com rua Kleber Pessoa Navarro Veras, bairro Cidade com Deus, próximo ao aeroporto. A unidade iniciará as atividades a partir de agosto, com a oferta de cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) e em 2012.1, ofertará cursos Técnicos em Aquicultura e Informática. A contratação de professores mediante concurso público ocorre no segundo semestre deste ano.
O campus avançado, cujas obras foram orçadas em 960 mil reais, tem uma área construída de cerca de 1.595 m² nessa primeira fase de implantação e apresenta mais de 6 hectares para expansão. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Camocim. Entre as dependências da unidade, constam 3 salas de aula, 6 laboratórios, 2 salas profissionalizantes, sala dos professores, diretoria, secretaria, sala de videoconferência, auditório, biblioteca, área administrativa, recepção, estacionamento.
A partir de agosto, serão ofertados, na unidade, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), direcionados a qualificar a população de Camocim, oportunizando qualificação profissional, em diferentes áreas, como Turismo, Aquicultura, entre outras. Esses cursos, direcionados ao público externo, serão inicialmente ministrados pelos docentes do campus de Acaraú, unidade a qual o campus avançado de Camocim encontra-se subordinada.
No segundo semestre deste ano, estará sendo realizado concurso público para seleção de professores do campus avançado de Camocim, que disporá de quadro próprio de pessoal. Está previsto para 2012.1 a oferta de dois cursos Técnicos Subsequentes: Aquicultura e Informática, destinado a pessoas que apresentem o Ensino Médio concluído.
O campus avançado de Camocim do IFCE tem por objetivo disponibilizar educação profissional e tecnológica de qualidade, além de desenvolver pesquisas e projetos de extensão, direcionados à comunidade do litoral Oeste. A unidade, focada no desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, voltados para a área da Pesca e Aquicultura, objetiva a implementação da formação de programas de extensão, de divulgação científica e tecnológica e a valorização da pesquisa aplicada, da produção cultural, do empreendedorismo e do cooperativismo. Descentralizando o ensino da capital, o campus avançado do IFCE em Camocim tem como intuito garantir a fixação dos estudantes em sua região de origem, acabando com a necessidade do camocinense deslocar-se para a capital a fim de dar continuidade aos estudos.
O campus avançado de Camocim faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ceará, responsável pela implantação do IFCE em doze campi e 10 campi avançados no território cearense. Camocim passa então a ser beneficiado com este novo equipamento educacional, que propõe ofertar um Ensino Profissional e Tecnológico público e de qualidade.
Fachada do IFCE/Campus de Camocim
Fonte: Edson Costa - IFCE/Campus de Acaraú

3 Comentários:

Fernando Veras disse...

Finalmente. Não dá pra querer desenvolvimento sem mão-de-obra qualificada. É preciso formar a juventude em alguma coisa útil de verdade, além do mero segundo grau, que está provado que pra quem não pretende fazer uma faculdade, não tem muita utilidade profissional. Portanto Camocim e os realizadores dessa nova escola profissionalizante estão de Parabéns. Vamos torcer muito pra dar certo e com isso novos empreendimentos venham ou se formem por aqui mesmo. Que se reative o Polo Industrial de Camocim que nunca saiu do papel.
Mostrem mais fotos das instalações.

CAMOCIM-CEARÁ disse...

Concordo com o amigo,acho que agora vamos pro futuro mesmo.

CAMOCIM-CEARÁ disse...

Este blog tem sido trabalhado com muito amor para o povo,vamos completar 2 meses no dia 13 de julho.
Não tenho encontrado apoio em muitas pessoas,ao contrário, críticas sem construção.Espero levar até a rede as minhas
singelas mensagens.Consta na nossa programação:poesia,histórias,novelas da Globo e Record,futebol,esportes,
notícias,leituras bíblicas,celebridades ,seus comentários e etc.
Tenho observado a politicagem que é geral,pessoas que mudam de comportamento para lhe agradar, porque está
pensando no seu voto e nos votos das famílias.Deus é a quem devemos prestar contas do que somos e em nome dele
mostrar o nosso amor pelo próximo.Poucas pessoas vão ler o que penso, mas creio que a minha oração vai chegar
até elas e elas modificarão suas vidas pelo nome do Senhor.Quanto a mim,sou semente na rede,até o fim.
Diversão é um meio de chegar às pessoas que quiserem,na verdadeira democracia.
BLOG CAMOCIM CEARA UOL-FC.FROTA.ZIP.NET(BERG).

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo