segunda-feira, 20 de junho de 2011

Documentário exibe a história da ferrovia cearense

"A última viagem de trem entre as cidades de Camocim e Sobral, na Zona Norte, é relatada no depoimento do ex-maquinista, José Rodrigues, o Zequinha. 'O povo ficou no meio dos trilhos, chorando, sem querer deixar o trem partir', relembrou. 'Eu também chorava muito. Foi triste'".
Depoimentos como do ex-maquinista são apresentados no documentário "O último apito" que mostra a história da ferrovia cearense, em 1h30, com direção do memorialista Aderbal Nogueira, produção de Maristela Mafuz e apoio institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O anúncio da finalização do documentário foi publicado em matéria de Honório Barbosa, no Caderno Regional do Diário do Nordeste, apresentando detalhes da produção.

Confira a matéria na íntegra AQUI.

Ludovica Duarte

1 Comentário:

Fernando Veras disse...

De todos os crimes que os políticos já cometeram no Brasil, o pior deles foi o abandono das ferrovias em troca de favores de multinacionais fabricantes de caminhões que exigiram que o transporte rodoviário fosse priorizado. E foi. Deu no que deu. Estradas em péssimo estado, transito de caminhões engarrafando o trânsito em todos o país e apenas um tímido recomeço com a Ferrovia Transnordestina e outras que passam longe daqui. Como faz falta o trem! Já imaginaram a quantidade de turistas que viriam a Camocim de trem? Vida nova a todas as cidades que no passado viram suas vidas e o progresso de suas cidades passarem de trem.
O que sobrou? Nunca mais fomos pra frente. Nenhuma das cidades antes beneficiadas por esse tipo de transporte melhorou efetivamente as suas situações sócio econômicas. Porque CID, um cara "primeiro mundo" não manda recolocar os trilhos entre Sobral e Camocim? Seria lembrado eternamente. Uma obra dessas sairia mais barato que o famoso Acquário de Fortaleza e o beneficio social imenso.
Porque esses políticos que dizem amar seus municípios na região não começam uma campanha pela volta do trem? Serão eles todos cegos?

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo