quinta-feira, 30 de junho de 2011

Campanha de Vacinação Antirrábica começa neste sábado dia 02

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará 41 postos para Campanha de Vacinação Contra a Raiva, que terá como Dia D o próximo dia 02 de julho, das 8h às 17h, seguindo até o dia 6 de agosto. Com o apoio do Tiro de Guerra 10-001, a Coordenação de Endemias e Zoonoses pretende vacinar 95% da população de cães e gatos do município de Camocim, com total de 11 mil cães e 6 mil gatos, de acordo com o último censo de 2010. A Campanha será realizada tanto na sede do município, quanto na zona rural, com o objetivo de reduzir o risco de transmissão por animais silvestres.
Neste ano, foram disponibilizados 11 postos de vacinação a mais do que na última Campanha, realizada em 2009, ampliando o acesso para que os donos de cães e gatos vacinem seus animais de estimação com idade a partir de 2 meses, incluindo fêmeas prenhes.
O Estado do Ceará recebeu um milhão de doses, distribuídas entre 84 municípios avaliados pela Secretaria Estadual de Saúde como áreas de risco. Camocim faz parte da lista por ter registrado em 2008, o óbito de uma adolescente da localidade de Pedra Branca, vítima de raiva humana adquirida a partir da agressão de um sagui e por ser vizinho do município de Chaval, que em 2010 apresentou o único caso de óbito por raiva humana no Brasil.
Sem contraindicações, a vacinação impede que cães e gatos adquiriam ou transmitam o vírus, que pode ser transmitido também por animais silvestres como saguis e morcegos."Como não houve campanha em 2010, toda a população de cães e gatos esta desprotegida e correndo sérios riscos de contrair a Raiva, consequentemente, a população humana também. Sabe-se que há uma circulação natural do vírus rábico entre os animais silvestres de toda costa norte do estado do Ceará e como não existe ainda uma vigilância efetiva sobre esses animais, todos corremos riscos. A melhor forma de prevenir esse terrível mal, 100% fatal, é através de campanhas massivas e anuais de vacinação antirrábica em cães e gatos", explica Dr. Osvaldo Pereira, Coordenador de Endemias e Zoonoses.
Confira os Postos de Vacinação AQUI.
Ludovica Duarte
Foto: Coordenação de Endemias e Zoonoses

1 Comentário:

Fernando Veras disse...

Mais uma vez parabenizar os Agentes de Endemias de Camocim. Hoje, sábado, 2 de julho, das 07:00 as 17:00hs estarão todos vacinando cães e gatos em mais essa campanha de saude pública. Levem seus bichos e se possível segurem eles. Facilitem o trabalho.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo