quinta-feira, 30 de junho de 2011

Câmara institui Dia Municipal do Agente de Controle de Endemias

Agentes de Endemias na sessão
 Entre os trabalhos realizados na última sessão da Câmara Legislativa de Camocim, dia 22, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei que institui o Dia 1º de Agosto como Dia Municipal do Agente de Controle de Endemias.
O Projeto proposto pelo Vereador Sidney Brito, o Bolinha, e idealizado pelo Coordenador de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Osvaldo Pereira, presta homenagem aos profissionais do SUS – Sistema Único de Saúde, que têm contribuído para a saúde pública de Camocim, através de constantes trabalhos de prevenção e controle de endemias e zoonoses.
“Camocim é um município historicamente endêmico para Dengue, Leishmanioses, Doença de Chagas e Raiva. No entanto, nos últimos quatro anos, os programas de vigilância e controle dessas doenças no município tem se destacado no cenário estadual, consequência de planos mais consistentes e contínuos, bem planejados, bem gerenciados, bem executados e, sobretudo, bem avaliados. Programas dinâmicos e flexíveis que se adéquam as necessidades locais conforme tempo e lugar”, disse Dr. Osvaldo.
Entre as diversas campanhas e serviços realizados pelos agentes de endemias, a ações de controle da Dengue merecem destaque por seus resultados positivos. “Nos últimos 20 anos sempre tivemos epidemias de Dengue em vários anos consecutivos. A maior delas foi em 2007, com mais de 450 casos confirmados. Após este ano, o intenso trabalho de controle vetorial do Aedes aegypti, baseado em ideias inovadoras e padronizadas, fez a incidência da Dengue diminuir de forma extraordinária com 27 casos em 2008, 7 casos em 2009, 6 em 2010, e em 2011, até o momento, 23 casos de Dengue”, explica o Coordenador.

Ludovica Duarte
Fonte e foto: Coordenação de Endemias e Zoonoses

2 Comentários:

Francis Dalva disse...

Podiam reconhecer esse importante trabalho com salários e melhores condições de trabalho. Instituir um dia já é um bom começo. Valeu Cab, Balinha, Jaques, Gerson, Aristides, Stênio, Cabeça, Herivelton e toda essa galera das endemias. Parabéns pela homenagem.

Anônimo disse...

Os Agentes de Endemias de Camocim desenvolvem um trabalho sério na prevenção e combate ao mosquito da Dengue entre outros transmissores de doença. Graças a essa dedicação e profissionalismo, em nosso município os índices de infestação do mosquito aedes aegypt estão entre os mais baixos do Estado. Parabéns a todos esses funcionários altamente profissionais pelo excelente trabalho.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo