terça-feira, 31 de maio de 2011

Violas e repentes encantam o público camocinense

Apresentando o mote decassílabo “O maior pregador da humanidade foi pregado sem merecer”, a dupla Aparecido Ribeiro e Chico Alves foi a grande campeã do XXIII Festival de Violeiros e Repentistas de Camocim, promovido pela Secretaria de Cultura, no último sábado, 28, no Galpão de Eventos da Prefeitura Municipal. A dupla vencedora apresentou ainda sextilhas sobre “Monteiro Lobato e seus personagens” e o gênero com o tema “Tudo eu sei ninguém me ensina”.
A segunda colocação ficou com a dupla Antônio José e José Eufrásio, que apresentou sextilhas sobre “O Valor que a mulher tem”, o mote setessílabo com o tema “A minha simplicidade dispensa luxo e riqueza” e o gênero “Martelo Malcriado”. A dupla Zé Maria e Zé Vicente ficou em terceiro lugar com as sextilhas “Conhecendo Camocim”, o mote decassílabo “Quem agride a santa natureza, desrespeita o altar da criação” e o gênero “Meu Brasil de pai Tomaz, Preto Velho e Pai Vicente”.
Ao todo, 9 duplas se apresentaram e encantaram o público presente no evento, ambientado com representações do universo rural que envolveu os participantes numa noite em que a arte dos repentistas e violeiros traduziram nas cordas da viola e nas rimas dos repentes grandes discussões mundiais relacionadas a natureza, economia,cultura, religião e política. Todas as duplas receberam prêmios em dinheiro e troféus para as os três primeiros colocados.

Ludovica Duarte
Fotos: Francilúcio Oliveira

1 Comentário:

Fernando Veras disse...

Inclusive, o nosso festival de Repentistas revelou para o Brasil o poeta popular e compositor Sebastião Oliveira agora conhecido nacionalmente como Tião Simpatia.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo