quarta-feira, 6 de abril de 2011

SEBRAE apresenta resultados da Rota das Emoções

Jacob Bandeira expõe dados da Rota   
Aconteceu na noite de ontem no salão de eventos da Associação Comercial uma reunião realizada pelo SEBRAE com o apoio da SETUR - Secretaria de Turismo de Camocim. O público alvo, formado por agentes ligados ao turismo como bugueiros, comerciantes, empresários, comunicadores, artistas plásticos artesãs e outros agentes da cultura local, observou os avanços obtidos e as metas alcançadas nos vários aspectos em que se compreende a Rota das Emoções, que é formada pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, contemplando 14 cidades de forte potencial turístico, incluindo Camocim.
O representante do SEBRAE, Jacob Bandeira, ao iniciar a reunião procurou situar o público sobre a importância da avaliação sobre a Rota . “É importante que não só percebamos a realidade com os avanços e os pontos onde precisamos avançar, mas que acima de tudo coloquemos sugestões de como aproveitar melhor a Rota. Precisamos estabelecer novas relações com este projeto”, disse Bandeira.
A Rota das Emoções no ano de 2009 recebeu o prêmio “Melhor Roteiro do Brasil” e segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE e a apresentada na noite de ontem pela consultora em roteirizarão turística, Karin Goidanich, houve um aumento significativo na taxa de crescimento de fluxo. No ano de 2008 foram injetados na abrangência da Rota R$23.358.600.000. No ano de 2010, R$ 36.891.000,00.
A pesquisa apresentou que 25% dos turistas têm como motivação para a viagem as atividades relacionadas com atrativos naturais, 19% atividades relacionadas com atrativos culturais, 14% o interesse de ir à praia e 13% descansar ou relaxar. 21% dos entrevistados disseram que as expectativas sobre o roteiro foram superadas, 48% atingiu plenamente e 28% correspondeu em parte.
O processo de escolha dos entrevistados foi pautado pelo critério básico de ser turista que realizou todo o roteiro ou, pelo menos, que tenha percorrido localidades dos três estados e que está na fase final de sua trajetória pela Rota.
O Instrumento de Coleta de Informações foi organizado pelos consultores do SEBRAE envolvidos no projeto Rota das Emoções, um formulário contendo 35 questões, sendo 33 questões de perguntas fechadas e apenas duas com perguntas abertas. 

Carlos Jardel
Foto: Francilúcio Oliveira 

5 Comentários:

Anônimo disse...

Turismo em Camocim é coisa séria,agora todos tem que ajudar,não sujando as ruas e orientando.

Fernando Veras disse...

Algo me diz que essa "Rota das Emoções" e a provável reabertura do Boa Vista Resort com nova administração, o turismo finalmente decole em Camocim. Até porque, tudo vem aos poucos. O Aeroporto está aí, os roteiros e as programações turísticas estão aí, os hotéis estão aí a espera. Falta somente combinar com os turistas.
Brincadeiras a parte precisamos fazer a nossa parte como principal interessado no crescimento do turismo. Como? Mantendo a cidade limpa; capinando ruas onde o mato está alto; mantendo a Beira Mar impecável com jardins adequados; fazendo um curralzinho pras vaquinhas posarem pras fotos; uma faxina com creolina no mercado e adjacências; abolir definitivamente e "forever" os carros de som de qualquer espécie; arranjar um espaço apropriado para os carros que vem do interior e cidades vzinhas fazerem ponto; chega de explorar os bichos com cargas pesadas! Alô Sebrae: incentivem os carroceiros a mudar de ramo ou introduza-os no transporte de turistas; asfaltar e sinalizar imediatamente as ruas que estão há anos esperando.
Só pra começar. Essas pequenas coisinhas melhorariam a vida de todos e daria um ar de lugar civilizado ao invés do caos em que se encontra o centro da cidade.
Depois tem mais.

Anônimo disse...

Pelo que eu conheço,acho que as coisas vão se ajustando até junho de 2012.Não existe pressa,nem amigos que o façam mudar.Há posições que vão continuar e como sempre teremos supresas.

Anônimo disse...

É Fernando parecem pequenas coisinhas e, até seriam se não fosse tão dificil trabalhar com turismo nesta cidade. Pra se ter um turismo forte é necessário um grande investimento financeiro e profissionais da área. Aonde estão os dois? Estão sendo valorizados? Por quem? Pela secretaria de Turismo? Qual secretária?

Anônimo disse...

Infelizmente, nas administrações públicas, ainda se distribuem cargos sem que se analise os curriculuns dos indicados. É óbvio que existe gente capacitada nessa área em Camocim. Se a prefeitura escolhesse pessoas realmente do ramo para dirigir o turismo, as coisas talvez melhorassem. Talvez, porque não é fácil.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo