terça-feira, 12 de abril de 2011

Camocim participa do Seminário Regional Programa Selo Município Verde

Na última sexta-feira, 08 de abril, aconteceu em Camocim no auditório do NAEC, o Seminário Regional Programa Selo Município Verde que contou com a participação de representantes das cidades de Camocim e Barroquinha.
A Técnica do Governo do Estado, Socorro Azevedo, integrante do CONPAM – Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente explicitou os objetivos do projeto. "O Selo Verde  prima incentivar no Ceará através dos governos municipais a implementação de políticas públicas ambientais visando a sustentabilidade do desenvolvimento e a qualidade de vida da população",  disse.
Os  municípios que se destinarem a participar do Selo Verde serão avaliados em algusn  eixos , dentre eles a gestão ambiental,  ocorrendo a partir de um questionário contendo 20 questões relacionadas a  infraestrutura, biodiversidade e educação ambiental. Outro quesito a ser avaliado é a mobilização ambiental,  no qual também será aplicado um questionário, que avaliará as formas e os níveis de organização da sociedade civil, considerando os conselhos municipais de defesa do meio ambiente, o fundo municipal de meio ambiente, o orçamento para meio ambiente, audiências públicas e ações compartilhadas.
O desempenho ambiental da cidade também entra no crivo avaliativo, sendo verificados itens referentes ao resíduos sólidos  e saúde.
O Seminário apresentou o caminho a ser percorrido pelos municípios no processo de certificação ambiental. “Os municípios que pretendem fazer parte deste projeto deverão se inscrever até o dia 06 de maio e buscar parcerias para o êxito dos trabalhos e é preciso que os municípios mobilizem toda a sociedade para importância deste projeto”, disse Socorro Azevedo, do CONPAM.
  
Carlos Jardel
Foto: Francilúcio Oliveira

4 Comentários:

Anônimo disse...

Atentar contra o tempo é atentar contra Deus.É mais uma batalha de todos e principalmente do prefeito Chico vaulino.Pois muitos destroem o verde.

Camocim Pote de Histórias disse...

Gostaria de saber o que a administração está fazendo de diferente dessa vez para adquirir o Selo Verde, já que não obteve êxito nas outras vezes. CAMOCIM, por suas características naturais, com os ecossistemas que tem, é inconcebível não termos ainda angariado este selo. Torço que efetivamente, todo mundo arregaçe as mangas para conseguirmos.

Francis Dalva disse...

Não tenho certeza, mas acredito que as escolas municipais ensinem algum tipo de educação ambiental as crianças. Caso contrário vai ficar difícil esse Selo Verde, porque os adultos não estão nem aí pra natureza. Dá dinheiro? Então destrói. É por aí a mentalidade. Tem gente que joga lixo na rua pra dar o que fazer pros garis como se esses trabalhadores já não vivessem sacrificados. Caranguejo? Lagosta? Ninguém tá nem aí pra defeso ou se as fêmeas devem ser preservadas. Até hoje nunca se resolveu o problema dos banheiros do Lago Seco. Enfim, de meio ambiente saudável, estamos longe.

Anônimo disse...

Não custa tentar e começar.Precisamos deixar a politicagem de lado,as pessoas devem ficar livres prá pensar.Na campanha cada um procura o seu lado.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo