terça-feira, 19 de abril de 2011

Ações sustentáveis desenvolvidas em Camocim são destaque no Caderno Pesca & Aquicultura, do O Povo

Para garantir a sustentabilidade da pesca e aquicultura em Camocim, o Prefeito Chico Vaulino vem estimulando a SMDS - Secretaria de Desenvolvimento Sustentável a investir em projetos de valorização da pesca e em alternativas para incentivar a preservação dos recursos naturais, dos quais os pescadores dependem. Entre essas ações, Camocim ganhou destaque no Caderno Pesca & Aquicultura, do Jornal O Povo, por ser o único município a aderir ao projeto de Defeso do Caranguejo no Ceará, conscientizando os catadores para o cumprimento do defeso do caranguejo Uça, através de campanhas educativas e de preservação ambiental.
Durante o período que antecedeu o defeso do caranguejo, a SMDS realizou um processo de acompanhamento e orientação dos catadores quanto à declaração do estoque junto ao IBAMA para a legalização da comercialização e foi rigorosa ao fiscalizar o cumprimento do defeso.
Também ganhou destaque no jornal outro projeto desenvolvido em Camocim  com o cultivo sustentável de macroalgas da espécie Hypnea muciformes e Gracilárea Birdae, visando promover alternativas de emprego e renda para os pescadores artesanais, criando assim uma nova classe de algicultores e fortalecendo a sustentabilidade pesqueira no litoral do extremo oeste do Ceará.
O Projeto Algacim tem como objetivo cultivar algas marinhas em todas as comunidades litorâneas de Camocim, estando em desenvolvimento nas localidades da Praia do Xavier e Maceió, onde capacita cerca de 15 famílias para a produção de subprodutos do cultivo das algas.
Clique na foto e confira a matéria "O exemplo de Camocim na preservação do caranguejo Uça" do Caderno Pesca & Aquicultura, do Jornal O Povo.
Ludovica Duarte

2 Comentários:

Silvane Hempel disse...

O Leonel faz um ótimo trabalho mesmo. Parabéns.

Anônimo disse...

O professor está em uma formação em Barroquinha.20-04-E.N.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo