quarta-feira, 16 de março de 2011

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde participam de encontro com Secretário Arruda Bastos

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde participaram na segunda-feira, 14 de março, no município de Granja, de um encontro com o Secretário de Saúde do Estado do Ceará, Arruda Bastos, que visitou aquela cidade para pedir reforço no combate à dengue e melhorias na rede de assistência aos doentes e diagnóstico precoce de dengue com objetivo de evitar mortes de pacientes. O secretário Arruda Bastos se reuniu com estudantes, políticos, coordenadores de vigilância epidemiológica, de Granja e do demais municípios da Regional de Saúde, e com a população em geral para falar sobre os perigos de epidemias.
O secretário falou que devemos estar atentos, pois os riscos de aumento de casos da doença preocupa a todos os municípios brasileiros. Ele ressaltou as formas de prevenção (combate aos criadouros que são, principalmente, recipientes com água parada) e enfatizou que casos suspeitos devem ser imediatamente notificados e examinados.
Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Camocim, Dra. Maria Valdênia Fonteles, Camocim já segue todos os procedimentos indicados pelo Ministério da Saúde para o combate ao mosquito Aedes Aegypti e que a orientação dada às unidades de saúde do município é para que sejam notificados todos os casos, pois a doença está se apresentando mesmo com sintomas atípicos em algumas cidades, como Granja onde houve uma morte por dengue.
Em Camocim até o momento foram notificados 243 casos suspeitos e 70 coletas foram feitas; destas, 30 foram descartadas e um caso positivo foi encontrado. Os outros resultados ainda não foram enviados de Fortaleza.
O combate à dengue só tem efeito positivo quando toda a população se compromete a cuidar de seu quintal, eliminando qualquer objeto que contenha água parada, tampando caixas d’água, tanques e reservatórios; e em casos suspeitos, procurando a unidade de saúde mais próxima.
Foto: Ruy Norões (Secretaria de Saúde do Ceará)
Denilson Siqueira

1 Comentário:

Anônimo disse...

Na rua José de Alencar, tem um quintal que fica em frente o Vandevelde da Eletrólise,que é um verdadeiro matagal,foco do mosquito da dengue,mas o dono disse que só vai mandar limpar no verão.Por isto não tem repelente que dê jeito.Ainda vai a igreja feito santinho.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo