quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Secretário de Educação presta contas na abertura da Jornada Pedagógica

Professores da rede municipal de ensino participaram ontem pela manhã do 1º dia da Jornada Pedagógica 2011, que este ano tem como tema “A sala de aula em debate: motivação, currículo e prática docente”. O encontro propõe a reflexão sobre as ações de ensinar e aprender, com vistas à (re)orientação do fazer docentes no ambiente escolar.

Este ano, a Jornada Pedagógica tem como diferencial a participação também dos professores temporários, que foram readmitidos na manhã do dia 25. Durante os três dias de encontro, os educadores assistirão a palestras com os temas sobre educação e liderança social, cultura afro-brasileira, a questão multiculturalista, além de um dia voltado para formação sobre o desenvolvimento infantil e oficinas pedagógicas.

Durante a abertura do evento, o Prefeito Chico Vaulino ao lado dos Secretários de Educação e de Gestão Administrativa, Augusto Júnior e Ricardo Ferro, e do Vereador Sidney Brito fizeram a entrega simbólica de certificados dos projetos de formação continuada, Gestar II e o Curso de Educação Inclusiva, desenvolvidos pela SME em 2010.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Chico Vaulino destacou os avanços na área da educação e o esforço da Administração Camocim é do Povo para que as melhorias seja ainda maiores em 2011, “um ano de grandes realizações para a educação”. Diante de professores que vestiam camisa com mensagem de protesto contra a transferência dos educadores, o Prefeito Chico Vaulino falou sobre a necessidade do remanejamento de professores, devido à adesão ao Programa Mais Educação.







O Secretário Augusto Júnior optou por fazer a abertura oficial do ano letivo de 2011 com uma conversa com os professores, na qual ele prestou contas sobre as principais ações desenvolvidas pela SME. Para começar, o Secretário relatou os esforços para a melhoria do transporte escolar de Camocim.







Em seguida, o Secretário de Educação falou sobre a Merenda Escolar e os projetos para novas instalações do setor no novo prédio da SME.







O Secretário prestou mais esclarecimentos sobre o programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, que ampliará a jornada pedagógica das escolas e poderá investir até R$ 2 milhões em melhorias de infraestrutura de cinco escolas em Camocim. Falou ainda da necessidade de remanejar professores e diretores para a formação de novos núcleos gestores.







Melhorias também na Educação Especial, com formação continuada para professores e a elaboração do projeto para a implantação oficial do CEAS – Centro Especializado de Apoio às Escolas.







O Secretário Augusto Júnior apresentou os bons resultados do PAIC, programa do Governo do Estado que inspirou a Gestão Municipal a criar o PAIC Municipal.







Para encerrar o Secretário anunciou a criação da AGE – Assessoria à Gestão da Escola, órgão que servirá de ponte entre as escolas e a SME; apresentou os avanços da UAB, como novos cursos de especialização e em breve mestrado; falou sobre a criação do projeto de lei para o ajuste do Piso Salarial dos professores, para cumprir com o compromisso e garantir os direitos dos educadores mediante entraves burocráticos; anunciou novos investimentos como a aquisição de geladeiras para equipar 100% das escolas, a compra de mil colchonetes e cadeiras adequadas para a educação infantil, mais 2.500 carteiras e 13 mil uniformes; e por fim apresentou cartas de agradecimento do Presidente da APEOC, parabenizando à Gestão do Prefeito Chico Vaulino.

Ludovica Duarte
Fotos: Denilson Siqueira

1 Comentário:

Anônimo disse...

Valeu Professor Jr. Você é do ramo.
Seria interessante para a população e principalmente para os pais que os alunos das diferentes series fossem avaliados para ver se realmente estão aprendendo como deveriam. É comum ver crianças já com alguns anos de escola que mal sabem ler. Escrever então, nem pensar.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo