segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Escola Alba Maria Desenvolve Projeto de Literatura

A Escola Alba Maria de Araújo Lima Aguiar promoveu no mês de dezembro o desenvolvimento do Projeto: Ler pra valer, onde participaram todos os alunos do Ensino Fundamental. O projeto tinha como principal objetivo despertar nos alunos o desejo pela leitura de uma forma dinâmica e prazerosa.
A abertura do projeto contou com a presença do Palhaço Letrinha interpretado pela Tia Rania, desenvolvido pela biblioteca da escola. O Palhaço chegava à sala de aula com uma mala cheia de livros, ou seja, esta ação foi batizada de “Viajando na Leitura” onde os mesmos foram incentivados a realizar leitura diária juntamente com seus professores.
No decorrer do desenvolvimento do projeto durante o mês, a escola promoveu ainda a Jornada da Literatura que ocorreu nas duas últimas semanas de aula com exposições literárias, produção de livros artesanais, rodas de leitura. Os alunos assistiram ainda a filmes que retratavam a questão da leitura como: Alice no país das maravilhas, O mistério de Feiurinha e o Contador de historias.
A culminância do projeto aconteceu nos dias 20 e 21 onde turmas foram transformadas em grupos e cada um desses grupos homenagearam um autor específico que foram: Pedro Bandeira, Monteiro Lobato, Ziraldo e Ruth Rocha. Todas as apresentações foram voltadas pra questão da literatura de acordo com os livros selecionados pelas equipes.
Os alunos apresentaram a Literatura cantada, literatura dançada, literatura em quadrinhos, literatura em quadrões, literatura em versos, mural literário e ainda o desfile de alguns personagens dos livros escolhidos pelos alunos. A escola ainda estará lançando brevemente o blog do poeta onde serão publicadas todas as produções dos alunos.

Matéria : Eudivan Lopes Teixeira - Diretor da Escola Alba Maria

3 Comentários:

Anônimo disse...

A Escola Alba Maria como sempre fazendo algo diferente... e logo porque final de ano os alunos querem logo é ficar de férias! Parabéns ao diretor da escola por tão grande iniciativa e estratégia!!! (Jaime)

Fernando Veras disse...

Não tem mistério: crianças que terminam o ensino fundamental sabendo ler escrever e entendendo o que leem e escrevem fatalmente serão bem sucedidas no segundo grau e na vida. Ou seja: leitura, ditado, taboada e redação todos os dias no primeiro grau.

Anônimo disse...

A escola Alba Maria está de parabéns mais uma vez pela maravilhosa idéia de desenvolver este projeto em pleno final de ano. Isso desperta nos alunos a vontade de ler nas férias... Parabéns aos idealizadores da idéia. direção, professores e principalmente os alunos... PARABÉNS... (Professor Antônio)

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo