sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Saúde realiza Censo de cães e gatos domésticos

A Coordenação de Endemias e Zoonoses está realizando o Censo Populacional de cães e gatos domésticos. A pesquisa domiciliar identificará o número aproximado desses animais em Camocim e auxiliará nas Campanhas de Vacinação anti-rábica e contra o calazar. O Censo, realizado a cada dois anos, acontecerá também no interior com o auxílio das agentes de saúde.
Dr. Osvaldo Pereira, Coordenador de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, explica que o Censo Populacional de cães e gatos domésticos é importante, pois o Ministério da Saúde, responsável pela emissão de vacinas, estima que o número desses animais seja de 12% com relação a população local, sendo que em muitos casos esse dado pode chegar até 20% e o número de vacinas não é o suficiente para uma cobertura eficaz. “Com o Censo sabemos o número aproximado de cães e gatos domésticos que precisam ser vacinados e continuamos a alcançar a meta de mais de 85% de cobertura da vacinação, índice maior do que o preconizado pelo Ministério”, explica.
Para os cães e gatos que vivem nas ruas, a Coordenação de Endemias e Zoonoses solicita periodicamente a Carrocinha, que atende a região, para recolher os animais. A Secretaria de Saúde mantém ainda uma sala de vacinação de rotina no Centro de Saúde Dra. Maria Helena Bottona (antigo SESP) e pretende, em breve, descentralizar este serviço, atendendo também nos bairros mais afastados do Centro. No interior, sempre que for identificado um animal novo ainda não vacinado, as agentes de saúde acionam a Coordenação de Endemias e Zoonoses para realizar a vacinação.
Ludovica Duarte

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo