quinta-feira, 18 de novembro de 2010

IPHAN avalia patrimônios históricos e culturais de Camocim

Barcos e prédios históricos de Camocim são objetos de estudo de técnicos do IPHAN nacional e estadual. Na última semana, representantes das duas instâncias estiveram na cidade para avaliar o cotidiano de pescadores que trabalham nos botes bastardos, existentes somente em Camocim, para chancelá-los como paisagem cultural, dentro do Projeto Barcos do Brasil.
Durante a visita, Ângela de Mérice, Consultora da UNESCO para o IPHAN, conversou com pescadores e a Administração Municipal para avaliar quais ações podem ser desenvolvidas no município para que a tradição da construção e pesca dos botes bastardos permaneça forte na cultura dos camocinenses.
Em conversa com Leonel Ferreira, engenheiro de pesca e técnico ambiental da SMDS – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, a consultora conheceu algumas ações desenvolvidas pela Administração Camocim é do Povo como os projetos de cultivo de alga marinha, de ostras, peixamento de lagos e lagoas, o cadastro dos pescadores para garantir seus benefícios, entre outros que ainda serão desenvolvidos.
A partir da realidade dos pescadores camocinenses, Ângela irá sugerir ações para a preservação da pesca em botes bastardo. Segundo a consultora, tais avaliações fazem parte de um processo lento, mas importante para o estudo de impactos e benefícios, e que novos diagnósticos serão realizados durante os próximos meses para, em breve, colocar as ações em prática.

Patrimônio histórico

Durante a visita, prédios históricos, como a vila de operários da REFESA e casas do centro que ainda conservam a arquitetura original, foram avaliados quanto a sua estrutura física e as possibilidades de conservação. O técnico do IPHAN do Ceará, Igor, realizará um diagnóstico para que os prédios sejam preservados e tombados como patrimônio histórico.

Ludovica Duarte
Foto Francilúcio Oliveira.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo