segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alunos do NAEC encerram o III Camocim Arte Cultura

A última noite do III Camocim Arte Cultura iniciou como começou, sob os encargos da fabulosa Banda Lira, abrindo uma sequência de apresentações que aos poucos emocionava a plateia. Durante sua apresentação, Maestro Miguel Arcanjo falou sobre a importância social da Banda Lira na formação de cidadãos, e ao falar sobre os músicos que um dia passaram pela banda e que hoje ocupam cargos de grande relevância em instituições da sociedade, demonstrou todo orgulho e paixão incondicional pela função que exerce na banda como maestro, pautando seu discurso nos jovens, que obtém da música uma forte influência e que em determinados momentos da vida torna-se incisiva. O maestro agradeceu a Administração Camocim é do Povo pelas grandes oportunidades dadas a banda em momentos em que se fez necessário mostrar o talento dos músicos camocinenses em festivais de outras cidades.
Não era uma simples noite de sábado em Camocim, nem tão pouco uma noite que pudesse ter passado despercebida pelos transeuntes que passavam em frente a Praça da Matriz, aproveitando o litorâneo clima noturno de nossa cidade e juntando-se ao seleto público que se deixava fascinar pelas melodias instrumentalizadas, apresentadas pelas crianças e adolescentes, alunos e alunas do NAEC. Uma noite de sábado que culminava o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos.
Expresso Brasil, de Marcílio Homem; Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu; Brasileirinho, de Waldir Azevedo; e Subindo a Serra de Jhones Tadeu foram as músicas escolhidas e tocadas pelos professores, uma verdadeira comprovação de que as crianças e adolescentes tiveram de fato grandes profissionais como mestres no ano de 2010.
Grandes clássicos da MPB eram apresentados, tocados pelos alunos dos cursos de violão, flauta, bateria e teclado. No rosto dos familiares a nítida expressão de alegria e nos aplausos, os alunos sentiam a sensação do reconhecimento pelo aprendizado. Para os professores a missão comprida, a concretização dos desejos e dos sonhos dos jovens que por eles passaram no decorrer de um período em que a música era o elo que os ligavam, estabelecendo uma relação de amizade e carinho.
No final, os novos flautistas, bateristas, violonistas e tecladistas formaram uma orquestra e com muita maestria tocaram uma das canções mais famosas do final da década de 1930 : “Over the Rainbow”, música de Harold Arlen e letra de E.Y. Harburg, e “Aquarela”, do grande compositor e cantor Toquinho, encerrando os últimos acordes do III Camocim Arte Cultura.
Foto: Francilúcio Oliveira

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo