quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SEMDESC desenvolve projeto de Tai Chi Chuan para idosos

"É um projeto exclusivo para os idosos e tem sido aceito com muito entusiasmo pelos participantes"

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia
Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.
Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa.
A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.
Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a:
• Vencer o movimento através da quietude
• Vencer a dureza através da suavidade
• Vencer o rápido através do lento

O Tai Chi Chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio.
Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, a través do Centro de Convivência do Idoso e dos CRAS I e II reúnem duas vezes por semanas os jovens da terceira idade para a prática do Tai Chi Chuan. ( informações obtidas AQUI)
O Tai Chi Chuan trabalha a concentração, o equilíbrio, ansiedade, alimentação e ajuda no controle da pressão. É um projeto exclusivo para os idosos e tem sido aceito com muito entusiasmo pelos participantes, consegue reunir assiduamente mais de 100 idosos”, disse a Secretária Rosa Helena, e completou: “nossa intenção é levar o projeto para outros locais na cidade, contemplando mais idosos".

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo