segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Rede Pública de Saúde disponibiliza vacinas contra meningite e pneumonias para menores de 2 anos

Dois novos tipos de vacinas estão sendo inseridos no calendário de vacinação da rede pública de saúde. A partir deste mês, crianças com idade entre 3 meses e 1 ano e 11 meses poderão ser imunizadas com a Vacina Meningocócica, contra meningite, e a Vacina Pneumocócica, contra tipos graves de pneumonias e doenças invasivas, distribuídas gratuitamente pela Rede Pública de Saúde.
O esquema de vacinação contra meningite consiste em duas doses de 0,5 ml, com intervalo de 2 meses entre as doses, a partir dos 3 meses de idade. O reforço da vacina é recomendado no segundo ano de vida, respeitando-se o intervalo mínimo de 2 meses após o término do esquema primário, preferencialmente entre 12 a 15 meses de idade.
Para a Vacina Pneumocócica em crianças com idade entre 2 e 6 meses, o esquema de vacina será de 2, 4 e 6 meses com intervalo de 2 meses entre as doses. Uma dose de reforço é recomendada pelo menos 6 meses após a última dose, preferencialmente entre os 12 a 15 meses de idade. Para as crianças com idade entre 7 e 11 meses, serão aplicadas 2 doses, com intervalo de pelo menos 1 mês entre elas. O reforço é recomendado no segundo ano de vida, com intervalo de pelo menos 2 meses, preferencialmente entre os 12 a 15 meses de idade. E para as crianças com idade entre 1 e 2 anos será aplicada dose única, sem a necessidade de reforço.
Durante o ano de 2010, deverão ser vacinadas crianças com idade entre 3 meses e 1 ano e 11 meses. Já em 2011, passará a ser ministrada somente para menores de 1 ano de idade, inserida na rotina do calendário básico do Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde realizou no último dia 18, o Dia D de Vacinação ofertando estas e demais vacinas nos PSFs e unidades de saúde. O próximo dia D para a segunda dose das vacinas está previsto para o dia 20 de novembro, de 8h às 17h.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo