quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Camocinenses comemoram 131 anos de Emancipação Política

Cidade acolhedora, de belas praias e grande história. Camocim completa hoje, dia 29, 131 anos de Emancipação Política e encerra a semana de comemorações alusivas ao aniversário do município, com atividades esportivas, culturais, de entretenimento e homenagens à personalidades camocienses.

Na abertura das festividades, artistas locais expuseram suas criações no XXII Salão de Artes de Camocim, que este ano teve como tema “Camocim de todas as ondas”. A obra “Viagem a um passado glorioso”, de Francisco das Chagas Albuquerque – o Pico, conquistou os jurados com o primeiro lugar. O artista plástico Totõe ficou em 2º lugar com a criação “Ondas Paralelas”, e em 3º, a obra “Camocim é Assim”, de Robervaldo Marques. Durante o Salão de Artes, os fotógrafos Denilson Siqueira e Francilúcio Oliveira expuseram uma seleção de fotos sobre o cotidiano dos pescadores camocinenses e artistas amadores tiveram espaço para apresentar seus trabalhos em pintura e desenho.

No sábado, a SECULT realizou um Quarteirão da Alegria especial com a apresentação de alunos e professores do NAEC – Núcleo de Arte, Educação e Cultura, o concurso para eleger a Garota Camocim 2010 e o show de Erisvando, vencedor do Show de Calouros de 2009. Já o domingo abriu espaço para o esporte com a realização da 2ª Mini Maratona de Camocim, que premiou Francisco das Chagas Lima, na categoria masculina, e Valdene Vasconcelos, pela feminina. Os bons ventos da tarde de domingo propiciaram também o cenário perfeito para a realização da XXII Regata de Canoas, que enfeitou o mar com o colorido das velas.

A noite do dia 27 foi de homenagens a personalidades camocinenses. O Prefeito Municipal, Chico Vaulino, condecorou a médica ginecologista, Dra. Sônia Cahu, o juiz, Dr. Fernando Luiz Pinheiro, e o Instituto São José com a entrega da Comenda Municipal Aviador Euclydes Pinto Martins, pelos relevantes serviços prestados ao município.

O Momento Cívico na manhã do dia 28 reuniu autoridades, professores, estudantes e sociedade no Paço Municipal. À noite, a Banda Forró Sacode fez a festa de comemoração do Aniversário com trio elétrico e Um show pirotécnico, abrindo a madrugada do dia 29, data da emancipação da cidade.
Hoje, dia 29, uma alvorada festiva alegra a manhã dos camocinenses e a partir das 18h, a comunidade religiosa participa de missa em ação de graças pelos 131 anos de Emancipação Política de Camocim.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo