quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Camocim tem uma das melhores coberturas de vacinação contra raiva no Ceará

Desde 2007, a Coordenação de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as atividades de combate à Raiva, realizando periódicas campanhas de vacinação e o censo populacional de cães e gatos, alcançando cerca de 90% de cobertura de animais vacinados.
Recentemente, foi identificado em Chaval, município vizinho, o primeiro caso de Raiva Humana neste ano, no Ceará. Segundo Dr. Oswaldo Pereira, Coordenador de Endemias e Zoonoses “Há riscos de surtos de Raiva em cães e gatos em municípios com cobertura vacinal abaixo de 80%, o que não é o caso de Camocim. Nesta região, o perigo está mais no interior em contato com animais silvestres, principalmente com os saguis, que podem transmitir para os animais domésticos não vacinados. A população deve ficar atenta para vacinar seus animais que ainda são muito novos, ou não foram imunizados na última campanha”.
Dr. Oswaldo esclarece que quanto mais rápido o atendimento, mais chances de evitar que a Raiva desenvolva. “É muito importante que ao ser agredido por qualquer animal, cão, gato e/ou animais silvestres, procurar imediatamente o serviço de saúde”, explica.
Estima-se que a população de cães e gatos em Camocim, entre zona rural e urbana, seja cerca de 17 mil, sendo 11 mil cães e 6 mil gatos . No próximo dia 28, Dia Mundial de Combate à Raiva, a Coordenação de Endemias e Zoonoses realizará um dia de vacinação para os animais, menores de 1 ano de idade, ou que não foram imunizados na última campanha. A meta é ultrapassar a cobertura de vacinação do último ano, de 90%.
Conheça AQUI os principais sintomas.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo