segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Administração homenageia personalidades camocinenses com Comenda Pinto Martins

Durante as comemorações pelo aniversário de 131 anos de Emancipação Política de Camocim, a Administração Camocim é do Povo, através da Secretaria Municipal de Turismo homenageia personalidades camocinenses pelos seus relevantes serviços prestados ao município, na cerimônia de entrega da Comenda Euclydes Pinto Martins, hoje (27), a partir das 19h30, no Galpão de Eventos da Prefeitura Municipal.
Entre os homenageados deste ano estão o Juiz da XX, Dr. Fernando Luiz Pinheiro, a médica ginecologista, Dra. Sônia Cahu Beltrão, e o Instituto São José, primeira instituição homenageada pela Comenda Euclydes Pinto Martins, representada pela diretora Irmã Dulcinda de Jesus.
Conheça a seguir um pouco de cada um dos condecorados:
Dra. Sônia Cahu Beltrão
Médica Ginecologista, Dra. Sônia veio à Camocim a convite do Dr. José Maria Primo de Carvalho. Graduada em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1971, com residência médica em Ginecologia e obstetrícia, pela UFPE – Hospital das Clínicas, concluiu pós-graduada em medicina do trabalho, pela UFPE, em 1974. Especializou-se em patologia do trato genital femínico (Prevenção do Câncer Ginecológico). Em 1995, concluiu a graduação em direito (bacharelado) pela Faculdade de Direito de Olinda.
Em Camocim, foi Chefe da Agência do Ministério do Trabalho de 1996 a 1999, quando solicitou aposentadoria por tempo de serviço. Trabalhou na Colônia de Pescadores, Fundação SESP, Hospital São Francisco, em Granja como médica do PSF, nos anos de 2001 e 2002 e Secretária de Saúde de Camocim, entre 2005 a 2007. Teve como atividade privada um Consultório médico em Recife durante 26 anos e em Camocim.
Dr. Fernando Luis Pinheiro Barros
Em camocim, além de atender aos advogados, franqueou as portas de seu gabinete para toda a população do município, toda e qualquer pessoa desde a autoridade mais importante até o mais simples e humilde pescador do município, prestando as informações e atendendo a todos. Assumiu a 1ª vara da Comarca de Camocim de 1998 a 2009, quando assumiu por promoção por antiguidade a 7ª vara cível da comarca de Fortaleza, onde atualmente é titular.
Deu especial ênfase a questão das crianças sem registros ou com registros incompletos, que foi a marca maior de seu trabalho em Camocim. Conseguiu que através de projeto de lei municipal, Camocim passasse a pagar 02 exames mensais de DNA de processos de paternidade, o que permitiu a muitas crianças a obtenção de seu completo registro de cidadania.
Em parceria com o MP e com o conselho tutelar, realizou mais de 120 palestras, não apenas nas escolas do município, mas também nos Centros Comunitários de todas as localidades da zona rural, palestras que eram ministradas para estudantes e pais de alunos. Participou também de diversos eventos e audiências públicas sobre os temas de segurança e combate as drogas. Durante toda a gestão batalhou pela melhoria da cadeia pública municipal, a fim de que ela oferecesse melhores condições para os presidiários, conseguindo a reforma da Cadeia Pública Municipal de Camocim junto ao então Secretário de justiça Marcos Cals, reforma que foi implantada após a saída do Juiz. É, ainda, membro da Academia de Ciências Artes e Letras – ACCAL.
Instituto São José
Instalou-se em Camocim em 19 de março de 1950, por iniciativa de Monsenhor Inácio Nogueira Magalhães, contando com o apoio da Família Morel, que doou o terreno para as Irmãs Missionária Capuchinhas, responsáveis pelo início das ações missionárias educativas, através de um Projeto Educativo sócioconstrutivista e evagélico-libertador à serviço da vida e da esperança.
Para receber a Comenda Euclydes Pinto Martins pelo seu aniversário de 60 anos, o Instituto São José será representado por Irmã Dulcinda, diretora da escola desde 2003.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo