segunda-feira, 12 de julho de 2010

SEBRAE promove Workshop de Artesanato em Camocim

Camocim será sede do 1º Workshop do Artesanato Integrado ao Turismo, realizado pelo SEBRAE – CE durante os dias de 14 a 16 de julho, no Galpão de Eventos da Prefeitura Municipal, em parceria com a Rota das Emoções e as Prefeituras Municipais dos municípios de Camocim, Granja, Barroquinha, Jijoca de Jericoacoara e Cruz. O evento de capacitação inovadora em design conforme as novas tendências do mercado, integrado ao turismo e respeitando a identidade cultural dos artesãos faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Artesanato Irmãos do Ceará.
Durante os três dias de Workshop, os artesãos participarão de seminário e cinco oficinas nas tipologias Crochê, Pinturas, Trançados, Bordados e Conchas/Cerâmica. O SEBRAE destinou 30 inscrições para cada município e espera receber cerca de 150 artesãos, que serão capacitados para ser referência inovadora em seus municípios, trabalhando como multiplicadores para os demais artesãos.
Palestras sobre os “aspectos históricos, culturais e turísticos do artesanato”; “negócios do artesanato e tendências no mercado”; e a formação do “empreendedor individual”, ministradas pelos consultores do SEBRAE, Túlio Paracampos, Armênia Rocha e Tomaz Machado, respectivamente, serão a culminância do primeiro dia de workshop, que encerrará com uma visita pelos pontos turísticos de Camocim. Os demais dias serão de oficinas com os artesãos, encerrando no dia 16, a partir das 17h30, com exposição dos produtos criados nas oficinas, aberto ao público e lojistas.

Na foto: Artesãs da Associação Camocinense de Artesãos, na Avenida Beira Mar.
Foto Francilúcio Oliveira.

1 Comentário:

Ted Machado disse...

Estatuto do Artesão. Aproveitamos a oportunidade para informar sobre o Projeto de Lei Nº 3.926 / 2004, mais conhecido como Estatuto do Artesão, de autoria do deputado Eduardo Valverde (PT/RO), está a seis anos tramitando na Câmara dos Deputados, em BRasília. O terceiro relator deputado Roberto Santiago (PV/SP), designado pela Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTAS) da Câmara, recomenda a aprovação do Estatuto do Artesão, examinado e aprovado, anteriormente, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Indústria e Comércio da Câmara. Roberto Santiago afirma que a atividade artesanal, até o momento, “não recebeu o devido reconhecimento legal e tampouco o estímulo ou a valorização necessária”. Santiago informa, também, que durante os trabalhos de análise da matéria, foram feitos contatos com representantes dos artesãos, e que há anos reivindicam o reconhecimento legal da profissão, do artesanato e bens alimentares tradicionais como atividade econômica, e que é chegada a hora de legitimar a atividade dos artesãos. Assim recomendamos a todos os artesãos a leitura do Projeto de Lei Nº 3.926 / 2004, pois a matéria diz respeito a mais de 8.5 milhões de artesãos espalhados por todo território BRasileiro, responsáveis por movimentar cerca de R$ 30 bilhões por ano. BRartesanato - Ted Machado

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo