terça-feira, 6 de julho de 2010

CREAS retoma o Projeto de Busca Ativa

Orientação e conscientização sobre os direitos e deveres de crianças e adolescentes. Assim os socioeducadores do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social retomam o Projeto de Busca Ativa que identifica os jovens em situação de vulnerabilidade social que trabalham ou praticam mendicância nas ruas de Camocim.
Abordando crianças e adolescentes através de conversas e/ou atividades lúdicas, os socioeducadores mostram aos jovens os perigos da realidade em que vivem, conscientizando-os sobre seus direitos e deveres quanto a educação e o laser. Os mesmos direitos e deveres são repassados aos pais ou responsáveis em visitas psicossociais em que são conscientizados sobre a corresponsabilidade com os filhos. Nos casos de negligência, as famílias são encaminhadas para o Ministério Público.
Durante o período de férias, os socioeducadores trabalham principalmente na Avenida Beira Mar, Praia das Barreiras, Lago, Rodoviária, Centro e Mercado. O CREAS encaminha os jovens para programas sociais como PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Colônia de Férias, ações socioeducativas da AABB Comunidade. Para as vulnerabilidades sociais dos familiares como desemprego, droga ou alcoolismo, encaminha para o SINE – Sistema Nacional de Empregos, capacitações realizadas pelos CRAS – Centro de Assistência Social, e CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.
Segundo Paulo Silveira, Coordenador do CREAS, existem pessoas que por falta de conhecimento sobre as atribuições do CREAS acabam fazendo confusão transferindo a responsabilidade de polícia à instituição. “O trabalho realizado pela equipe do CREAS é de orientação, conscientização das famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes e os deveres das famílias como corresponsáveis pelos jovens”, explica o coordenador.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo