quinta-feira, 24 de junho de 2010

CEO realiza diagnóstico de câncer de boca

O CEO – Centro de Especialidades Odontológicas de Camocim está desenvolvendo o Projeto de Rastreamento de Câncer de Boca, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e da UFC – Universidade Federal do Ceará, e demais municípios da microrregional. Utilizando recursos da FUNCAP – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico, a UFC doou para os municípios da microrregional de saúde computadores e câmeras fotográficas para que os dentistas catalogassem os pacientes com lesão bucal. Além desses materiais, o CEO de Camocim foi contemplado com fax, kit cirúrgico e bisturi elétrico para a realização dos diagnósticos de possíveis portadores de câncer de boca.
Nos Postos de Saúde é realizado um rastreamento para identificar os pacientes com fatores de risco para o câncer, como ter idade superior a 40 anos, uso de fumo e/ou álcool, ter DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, estar exposto à radiação solar, ou ter alguma lesão na boca. O procedimento seguinte é incluir o paciente no cadastro de controle e encaminhá-lo para o CEO, onde serão realizados diagnóstico clínico e biopsias para o diagnóstico patológico. Em casos positivos, os pacientes são encaminhados para referência no setor odontológico da UFC e o Hospital Universitário, com atendimento gratuito. A Administração Municipal se responsabiliza ainda pelo transporte e o acolhimento do paciente na Casa de Apoio de Fortaleza, com ajuda de custo durante o tratamento.
“O objetivo do Projeto é conseguir realizar uma educação preventiva, conscientizando a população para os riscos do câncer e com diagnóstico precoce ter êxito no tratamento”, explica Dr. Osvaldo Angelim Júnior, dentista e coordenador do CEO de Camocim. Em apenas um mês de duração do Projeto já foram identificados 5 casos, sendo um deles positivo.
Durante a adesão ao Projeto, todos os agentes de saúde e dentistas de Camocim foram capacitados para diagnosticar os fatores de risco e possíveis lesões cancerizáveis. A Secretaria de Saúde identificou nos pescadores um expressivo grupo de risco e está adquirindo protetores solar e labiais para a distribuição gratuita para aqueles identificados com fatores de risco de câncer de boca.

Foto ilustrativa.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo