quinta-feira, 27 de maio de 2010

Agentes de Endemias e TG realizam mutirão de limpeza para combate à dengue

Pelo terceiro ano consecutivo, a Coordenadoria de Endemias e Zoonoses, em parceria com o Tiro de Guerra, realizará entre os dias 31 de maio e 18 de junho um Mutirão de Limpeza em Combate à Dengue pelos bairros Centro e São Francisco. A ação faz parte das estratégias de combate à epidemia de dengue, atuando paralelo aos trabalhos de rotina, como as periódicas visitas domiciliares.
Durante os últimos três anos, Camocim vem apresentando um decrescente índice de infestação do Aedes Aegypti, consequentemente a diminuição dos números de casos de dengue. A redução do intervalo de visitas domiciliares de 2 meses para 1 mês e a conscientização da população para o combate à doença contribuem para os bons resultados. Em 2007, o município apresentou mais de 250 casos e esse número caiu para 20 em 2008, 9 casos no ano passado e 3 casos de dengue nos cinco primeiros meses de 2010.
Os bairros Centro e São Francisco são prioritários para o mutirão de limpeza, por apresentar altos índices de infestação com relação aos outros bairros de Camocim. “Mesmo o Centro apresentando um índice de infestação de 1%, o índice geral do município ainda está abaixo do preconizado como epidemia pelo Ministério da Saúde”, explica Dr. Osvaldo de Sousa Filho, Coordenador de Endemias e Zoonoses.

Controle permanente
Além do mutirão de limpeza, a Coordenadoria de Endemias e Zoonoses realiza o constante monitoramento dos focos do mosquito da dengue no intervalo de 1 mês entre uma visita e outra. Desde 2008, esse intervalo caiu para 7 dias quando detectados focos do mosquito, realizando um monitoramento específico na residência e no seu entorno, utilizando a borrifação.
A mesma estratégia de bloqueios de casas com suspeita de dengue, na qual as residências vizinhas recebem um monitoramento mais específico, também é utilizada nos casos em que os prédios estão fechados e os responsáveis não residem em Camocim. “Nesses casos, os agentes intensificam o monitoramento nas casas vizinhas, para impedir a infestação no local”, explica Dr. Osvaldo.
Este ano, os agentes de endemias já realizaram 4 ciclos da Campanha de Combate à Dengue, apresentando um índice de 0,15% de infestação no 1º ciclo; 0,3% no 2º; 0,6% no 3º; e 0,5% no 4º ciclo, estando abaixo do índice aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

Fotos ilustrativas.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo