quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ações de combate a endemias e zoonoses em Camocim

A partir de 1º de junho a Coordenadoria de Endemias e Zoonoses realizará a Campanha de Controle da Doença de Chagas e Leishmanioses na zona rural de Camocim, atendendo a princípio 51 localidades, mas com o objetivo de ampliar o atendimento para mais 50% do número de localidades.
Durante o período da Campanha, na sede do município, a Coordenadoria de Endemias e Zoonoses realizará a sorologia canina, com o objetivo de detectar e combater o calazar. A meta da Coordenadoria para 2011 é realizar a Campanha em 100% das localidades de Camocim, obtendo melhores resultados.

Controle de endemias e zoonoses
Com o auxílio da carrocinha da Coordenadoria Regional de Saúde, cedida para os municípios da microrregião, a Coordenadoria de Endemias e Zoonoses tem intensificado a captura de cães soltos nas ruas, anteriormente realizada durante o Carnaval e o período de alta estação. Desde o início de 2010, uma vez por mês é realizado a captura dos cães, com o objetivo de manter um controle populacional dos animais e das suspeitas de calazar.
A Coordenadoria de Endemias e Zoonozes realiza também o controle integrado de pragas no Mercado Público e demais prédios públicos, exterminando ratos e baratas, combatendo assim a infestação da leptospirose e outras doenças transmitidas pelas principais pragas urbanas.
“Com relação as últimas décadas, o Departamento de Endemias e Zoonoses teve um enorme avanço em todos os programas e ações desenvolvidas, principalmente no combate à dengue, calazar, doenças de chagas e raiva”, avalia Dr. Osvaldo Sousa Filho.

Foto ilustrativa.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo