segunda-feira, 26 de abril de 2010

Camocinenses participam da Campanha Sou 12 x 8

Cerca de 300 pessoas foram atendidas hoje pela manhã na Campanha “Sou 12 por 8”, realizada na Praça Pinto Martins pela Secretaria Municipal de Saúde para atender as pessoas com hipertensão arterial (pressão alta).
Logo no início da manhã, o grupo de pessoas que diariamente praticam ginástica na Praça Sinhá Sabóia, sob a orientação da Dra. Eliane Montezuma, realizou atividades físicas, demonstrando uma das formas de combate à hipertensão, e atuaram ainda como voluntários na mobilização da Campanha.
Durante o evento, médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família promoveram rodas de conversas com nutricionista que orientavam sobre alimentação adequada, e realizaram aferição de pressão arterial, encaminhando os pacientes para consulta médica no PSF mais próximos de suas residências a partir do resultado positivo de hipertensão. Ao fim do evento, a organização da Campanha “Sou 12 por 8” serviu uma deliciosa canja aos presentes.

Hipertensão e diabetes
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número de hipertensos em Camocim é de 1653, sendo que 408 desses pacientes além da hipertensão possuem diabetes tipo 2 e 91 deles são hipertensos e diabéticos tipo 1. Objetivando a excelência no diagnóstico e acompanhamento desses pacientes, o Programa Municipal de Saúde da Família destina um dia exclusivo para atendimentos nos PSFs, distribuídos nos bairros, além do atendimento diário de pacientes com hipertensão e/ou diabetes no Centro de Saúde Dra. Maria Helena Bottona, antigo SESP, realizado pela Dra. Eliane Montezuma.

Fotos: Francilúcio Oliveira

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo