sábado, 20 de março de 2010

Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a gripe A(H1N1)

Com o objetivo de manter o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à segunda onda de pandemia da gripe A (H1N1) e diminuir o risco de adoecer e o número de mortes por conta da nova gripe, a Secretaria Municipal de Saúde uni-se ao Ministério de Saúde na Campanha Nacional de Enfretamento da gripe A (H1N1), conhecida popularmente como gripe suína.

A estratégia para conter a nova pandemia conta com um calendário de vacinações que teve início desde o dia 08 de março e prossegue até o dia 21 de maio, obedecendo à ordem dos grupos de risco, estipulada pelo Ministério da Saúde.
Entre os primeiros a serem vacinados estão os profissionais da rede de assistência à saúde, incluindo equipes de limpeza, recepcionistas e motoristas de ambulância, médicos e enfermeiros, trabalhadores de laboratórios e de investigação de campo, como agentes de vigilância em saúde. Em Camocim, as equipes de saúde da Secretaria Municipal já iniciaram as vacinações nos 14 Postos de Saúde, na Fundação Dra. Maria Helena Bottona (antigo CESP), no Hospital Murilo Aguiar, clínicas particulares e na própria Secretaria, vacinando exclusivamente até o dia 19 apenas os profissionais da área de saúde, imunizando-os para atender os demais pacientes.
A segunda etapa da vacinação, que inicia no dia 22 de março e segue até o dia 02 de abril, é voltada para o principal grupo de risco que inclui gestantes, população com doenças crônicas e crianças de 6 meses até 2 anos de idade. As mulheres que engravidarem após o período de vacinação específico para as gestantes poderão se vacinar em qualquer período da campanha ou da gestação.
No grupo de população com doenças crônicas estão as pessoas que possuem diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, hepáticas, renais, hematológicas, imunodepressão e grande obesidade – grau III.
As crianças com idade entre 6 meses e 2 anos receberam duas doses de 0,25 ml, a primeira no período de 22 de março à 02 de abril e a segunda e 30 dias após a vacinação. Para as crianças com idade maior que 2 anos só serão vacinadas se forem portadoras de doenças crônicas.
A principal contra-indicação é para os alérgicos ao ovo de galinha, pois a vacina contém a proteína do ovo. Durante toda a campanha o blog publicará matérias com mais informações sobre a gripe A (H1N1), seus sintomas, e os grupos de risco prioritários para a vacinação. Mais informações também podem ser obtidas nos centros de saúde mais próximo.

1 Comentário:

Fernando Veras disse...

Que tal o blog divulgar o calendário oficial de vacinação?
Ajudaria muito.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo