quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Prefeitura inicia projeto de Avicultura de Postura


A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável doou a cinco famílias das localidades Flamenga do Rosário e Boqueirão do Xavier, 50 pintos da raça Caipira Brown. Os pintos (cinco machos e 45 fêmeas) serão criados para avicultura de postura (quando a ave é criada para pôr ovos) e fazem parte do projeto de mesmo nome.

Durante a criação das aves as famílias serão acompanhadas pelos técnicos da SMDS que ajudarão tirando dúvidas dos criadores auxiliando na produção e composição da ração que alimentará as aves até que elas comecem a produzir os ovos que serão comprados pela prefeitura para serem inseridos no cardápio da merenda escolar.

Segundo o engenheiro agrônomo Afrânio Queirós a prefeitura comprará a produção de ovos a partir de agosto deste ano. A compra segue orientação de projeto do Governo Federal que pede para que 30% dos produtos da merenda escolar sejam comprados da agricultura familiar no município.

Maria Helena, uma das criadoras que mora no Boqueirão do Xavier, disse que seguirá todas as orientações para a produção e que é muito bom participar de um projeto que vai gerar renda para sua família. Tanto ela quanto as outras pessoas que receberam as aves terão que fazê-las reproduzir e devolver os 50 pintinhos para serem doados a outras famílias que também serão incluídas no “Avicultura de Postura”.

3 Comentários:

Marcio disse...

Como sempre a prefeitura pensando na poplação da sede e do interior.

Parabens SMDS e Peefeitura pela iniciativa.

Fernando Veras disse...

Excelente idéia! Criação de galinhas caipiras poedeiras sempre resulta em algum lucro. Vamos espalhar essas galinhas por todo o interior e também para pequenos agricultores da sede. Umas cabras leiteiras e uns porquinhos de raça também seriam bem-vindos.

Anônimo disse...

A uma galinha por voto, o dono das galinhas vai encher o papo ligeiro, dirá a oposição. Mas é melhor ensinar a pescar dando também a isca, do que não fazer nada pelo pobre do campo. Será que políticos de "Granja" podem distribuir galinhas caipiras?

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo