sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Jornada pedagógica abre oficialmente o ano letivo de 2010

Cerca de 800 profissionais do magistério estiveram presentes na abertura oficial do ano letivo, ontem, dia 28, no Salão de Eventos da Prefeitura Municipal, com a presença do Prefeito Chico Vaulino, do Secretário de Educação, Augusto Júnior, e do Deputado Federal, Flávio Bezerra. Na programação do evento, a psicóloga e psicopedagoga, Dra. Mayra Oliveira Queiroz, realizou a conferência com o tema: “Gestão pedagógica da sala de aula: a motivação como chave”.

Ao se pronunciar, o Prefeito Municipal expôs os projetos pra educação no município, enfatizando o interesse pela expansão da educação em tempo integral, que em 2010 será ampliado em algumas escolas. Sobre o ensino superior, Chico Vaulino falou do empenho em fortalecer o pólo da UAB – Universidade Aberta do Brasil em Camocim, que iniciou com 3 turmas e cerca de 90 alunos e hoje conta com 7 turmas com quase 300 alunos. Chico Vaulino pediu ainda empenho dos diretores e gestores pela melhoria dos indicadores escolares, e que cada profissional exerça a profissão docente, comprometido com a melhoria da qualidade do ensino independente da bandeira partidária que defenda.
O Professor Augusto Júnior também destacou as ações prioritárias para educação em 2010. De acordo com o Secretário, o enfoque pedagógico será educação inclusiva com a implantação de salas multifuncionais com especialistas capacitados pelo município para atenderem crianças com necessidades especiais. Para isso, o Secretário garantiu que este será um ano de investimentos no programa de formação permanente de educadores que serão escolhidos por adesão para atuarem na inclusão de crianças com necessidades especiais em salas regulares, e como incentivo incluiu no novo PCRM a criação de uma gratificação de até 20% do salário base para esses professores. O fortalecimento e expansão do CEAS – Centro de Especial de Atendimento às Escolas, que atualmente conta com psicólogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional, também contribuirá para esse objetivo.
Entre as ações para 2010, Professor Júnior garantiu que até o fim de fevereiro, 15.000 uniformes escolares serão distribuídos para todos os alunos municipais, desde o ensino infantil até o 9º ano. Para os professores, garantiu o cumprimento do dispositivo legal constante na Lei do Piso Salarial de reajuste dos salários dos educadores no mês de janeiro, cujo fator de cálculo será o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor. A alteração dos salários aguarda o fim do recesso do Legislativo.
O PCRM – Plano de Cargos e Remuneração do Magistério não aprovado pela Câmara Municipal foi um dos assuntos em questão. O Secretário de Gestão esteve reunido com vereadores para apresentar a nova proposta do PCRM, elaborada pela SME - Secretaria de Educação com assessoria do Secretário Augusto Júnior, que será enviada para nova votação do Legislativo. Professor Júnior reafirmou o interesse do Prefeito e da SME em aprovar a nova proposta, pois certamente beneficiará os profissionais do magistério.
Pra finalizar, destacou as reformas nas escolas Natália e Emília Pessoa Veras que serão reformadas e ampliadas com recursos próprios, essa última para atender o PAIC - Programa Alfabetização na Idade Certa, atendendo crianças de 6 a 8 anos. “Essas ações demonstram mais uma vez o empenho do Prefeito Chico Vaulino e da SME em promover a qualidade no serviço público e a valorização dos profissionais de educação”, conclui o Secretário.

Nas fotos: O Prefeito Municipal, Chico Vaulino, a conferencista Dra. Mayra Queiroz Oliveira, e o Secretário de Educação, Professor Augusto Júnior.

6 Comentários:

Anônimo disse...

Queria saber o que será feito do Ginásio e da quadra do colégio Alba maria, que está caindo aos pedaços. Vamos se pronunciar prefeito!

Anônimo disse...

Falando em Defesa Civil, queria pedir encarecidamente a esse órgão que tome as devidas providências para o corte de uma árvore na Rua Santos Dumont, masi precisamente na casa do senhor R. Pires. A árvore apresenta vários perigos a pessoas que convivem na região. Se quiserem constatar é só aparecer aqui. O negócio tá sério. Não sei porque ele não manda cortar essa árvore. Isso é um perigo constante. Vamos ver se o órgão competente toma alguma providência. O povo é que pede.

Unknown disse...

Jornada Pedagógica, onde os professores foram ofendidos pelo o Sr. Secretário. Uma Palestrante Dra. que não disse nada aos professores, pois não conhece nossa realidade. Se fizer uma enquete saberá que essa Jornada foi o maior facasso.

Anônimo disse...

Vamos acionar a 4 CREDE pq, o telhado da quadra do CEPI ja era, está caindo, seria bom uma providencia urgente.

Anônimo disse...

Ontem ccomeçaram as aulas. Segundo depoimento de um aluno interessado (a maioria não está nem aí) de determinada escola alí na Brasília, a professora foi ensinar equação do 1º grau. Descobriu que "não sabia" e passou a aula estudando a matéria pra ensinar. Imagine quando chegar a equação do 2º grau. O diretor dessa mesma escola é conhecido pela ignorância com que trata os alunos. Assim não dá, né gente! Vamos colocar gente qualificada pra trabalhar. Os alunos não tem culpa.

Unknown disse...

Espero que essa palestra tenha tocado em alguns professores que só vão para a escolar pra passar o tempo e não levar falta. Já que tem até professor(a) que não sabe nem o que é uma Equação de 1° Grau. Que Brasil é esse?

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo