quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Prefeitura Municipal na pareceria do "I encontro de história - novos olhares,outras histórias"

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, mobilizou os professores de história que compõe a rede municipal de ensino para participarem do evento que aconteceu no dia 28 de agosto, no auditório da 4ª CREDE. A ação é fruto da iniciativa do GRAC- Grupo de Amigos da História de Camocim, preocupados em discutir velhas e novas temáticas que dizem respeito ao passado do município e de seus habitantes. Um dos organizadores do evento, o professor Carlos Manuel falou que na dinâmica histórica, estes temas se tornam atuais pelas questões do tempo presente e que estão em nosso cotidiano, exigindo nossas reflexões a cerca dos mesmos.
Neste sentido, a partir dessa iniciativa é proposta uma atualização desse debate com os mais diversos segmentos da sociedade local, principalmente aqueles que estão na linha de frente do ensino e do estudo de história nas escolas da rede estadual e municipal. Por outro lado, a realização desse colóquio pretende lançar bases para que este tipo de evento possa ter uma periodicidade regular, face às demandas existentes no município.
O evento teve como objetivo propiciar a ampla discussão em torno das temáticas históricas do município, facilitando o envolvimento de pesquisadores com professores, alunos e sociedade em geral com as mais recentes produções acadêmicas no campo da história, concluídas ou em fase de conclusão, além despertar na comunidade envolvida a dinâmica da história, tanto como objeto de reflexão quanto de incentivo à produção intelectual e elevação da aprendizagem na disciplina de história nas escolas. Em perspectiva futura será possível a amostra de produções monográficas, para que sejam discutidas e avaliadas pela comunidade camocinense além de propiciar relações que possam transformar este conhecimento em saberes para adoção em sala de aula.
O evento foi marcado por duas palestras intercaladas por duas mesas redondas e tiveram como palestrantes o professor Dr. Carlos Augusto P. Santos e o professor Ms. Francisco Gleisson Monteiro, ambos da UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo